domingo, 27 de novembro de 2011

Como se faz a tão temida Baliza(estacionar entre dois cones)

Baliza é manobrar um carro de tal maneira que ele fique bem estacionado entre outros dois carros.
Nas autoescolas nos ensinamos a estacionar o carro entre dois cones, a uma de um cone para o outro de 5,60m, e a distância dos cones para com o meio-fio de 1,40m. Então como fazer?

1º passo: parar o carro sinalizando para a direita, ou seja antes de para o carro tem que dar seta para a direita, após os dois cones, aproximadamente há uma distância de 0,80cm da lateral do carro.
2º passo: (Primeiro ponto) engatar ou colocar o carro em marcha ré, e procurar o primeiro cone com cabo de vassoura(cano), no canto do carro ou seja próximo ao banco traseiro na lateral direita do carro, sempre com a seta para o lado direito. Apos achar o primeiro cabo de vassoura( cano), e necessário virar o volante 2(duas) vezes para a direita nos carro com direção normal, nos carros com direção hidráulica, são 1,5( uma e meia) para a direita.
3º passo: (Segundo ponto) tendo feito o (Primeiro ponto), deve focar agora a visão no retrovisor interno( espelho interno), do carro, observando o segundo cone com cabo de vassoura( cano), que está atras do carro, o cone com cabo de vassoura( cano) está no canto direito do retrovisor interno(espelho interno), ao movimentar o carro para traz o cabo de vassoura( cano) vai mudar da direita para a esquerda do retrovisor interno( espelho interno), quando chegar ao canto do lado esquerdo retrovisor interno( espelho interno), deve parar o carro e virar o volante 2(duas) vezes para a esquerda nos carro com direção normal, nos carros com direção hidráulica, são 1,5( uma e meia) para a esquerda.
4º passo: (Terceiro ponto) tendo feito o (Segundo ponto), deve focar agora a visão no vidro lateral direito( porta direita), o primeiro cone com cabo de vassoura( cano), estará escondido do lado direito do carro, e vai aparecer passando na  lateral direito( porta direita), até se esconder na coluna direita, quando aparecer no canto direito do para-brisas do carro deve para-lo e só virar o volante 2(duas) vezes para a esquerda nos carro com direção normal, nos carros com direção hidráulica, são 1,5( uma e meia) para a esquerda.
5º passo: (Quarto e ultimo ponto) tendo feito o (Terceiro ponto), deve focar agora a visão no espelho retrovisor externo do lado direito do carro, observando o meio-fio, quando o carro estiver alinhado de forma paralela ao meio_fio e só para o carro e virar o volante 2(duas) vezes para a direita nos carro com direção normal, nos carros com direção hidráulica, são 1,5( uma e meia) para a direita. E pronto o seu carro estará parado dentro da areá balizada, há uma distância minima de 0,35cm. Sabendo que a distância máxima tolerada e de 0,49cm e a minima de 0,01cm.
Você terá 3(três) tentativas dentro de 5(cinco) minutos para estacionar o carro.

Boa sorte;

Marcos da Autoescola.

17 comentários:

  1. Agora já tenho onde pegar dicas para passar na prova de transito

    ResponderExcluir
  2. Explicou bem, eu entendi.

    Mas traduzindo para uma situação real, qual a relação desses canos para um carro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar Isao;
      Os canos representam as extremidades de dois carros, o primeiro cano ou cano da frente representa o para choque traseiro de um carro, e o segundo cano ou cano de traz representa o para choque dianteiro de um outro carro estacionado atras.

      Excluir
  3. Boa noite, gostei do seu blog tenho uma divida: qual a distância minima entre carros para que se tenha espaço de manobrar?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, obrigado por expressar sua opinião favorável. Há distância minima deve ser superior a 30% o comprimento total do veiculo, Ex.: um carro com 4,00 m a vaga balizada deverá ser de no minimo 5,20 m. Como padrão no estado de Goiás à vaga balizada será de 5,50 m entre um cone ao outro, em relação a distância dos cones ao meio fio e de 1,40 m. Está seria a medida perfeita para se estacionar um carro popular Hatch.

    ResponderExcluir
  5. Foi a melhor explicação que eu vi até agora sobre a baliza meu instrutor me ensinou igual excelente explicação parabéns...

    ResponderExcluir
  6. Esse instrutor nunca mais vai me esquecer,kk como eu tenho dado trabalho pra entender esse misterio que se chama (balisa) misericordia!kk

    ResponderExcluir
  7. qual e a distancia de uma baliza para a outra e a largura

    ResponderExcluir

  8. Boa noite, obrigado por expressar sua opinião favorável. Há distância minima deve ser superior a 30% o comprimento total do veiculo, Ex.: um carro com 4,00 m a vaga balizada deverá ser de no minimo 5,20 m. Como padrão no estado de Goiás à vaga balizada será de 5,50 m entre um cone ao outro, em relação a distância dos cones ao meio fio e de 1,40 m. Está seria a medida perfeita para se estacionar um carro popular Hatch.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por perguntar Robert. Depende muito do carro, caso do Siena que é um carro sedan popular, comprimento total de 4,11m a baliza demarcada para ele será de aproximadamente 5,34m. O tamanho padrão adotado no estado de Goiás é de 5,50m.

    ResponderExcluir
  10. Olá boa noite!
    Estava com dúvidas nos pontos e a informação aqui encontrada foi de imenso valor para mim! Muito, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  11. carro sedan colbat qual a distancia??

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, gostaria de saber o comprimento e a largura da área balizada levando em consideração o carro hb20 e palio

    ResponderExcluir
  13. Gostei bela explicação,estava com dificuldades mas agora sei que vai dar certo.
    Agora e só praticar e ir ao exame.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia
    Gostei muito da explicação,agora e só treinar e ir confiante ao exame.

    ResponderExcluir

Como manter a tranquilidade na hora da prova prática de direção

  1º  – No dia que antecede a prova, faça refeições balanceadas e não consuma álcool. É importante que você esteja bem nutrido e bem descans...