Uma das maiores duvidas dos aluno quando ministrava aulas praticas, era fazer o controle de embreagem. Veremos os tipos:
O controle de embreagem pode ser feito de três maneiras:
- Rampa: Controlar o veiculo na subida utilizando embreagem mais aceleração;
- Freio de Mão: Controlar o veiculo na subida utilizando embreagem mais auxilio do freio de mão:
- Somente a embreagem: Esse tipo é o comumente utilizado no Distrito Federal e Goiás.
O controle de embreagem pode ser feito de três maneiras:
- Rampa: Controlar o veiculo na subida utilizando embreagem mais aceleração;
- Freio de Mão: Controlar o veiculo na subida utilizando embreagem mais auxilio do freio de mão:
- Somente a embreagem: Esse tipo é o comumente utilizado no Distrito Federal e Goiás.
Para realização do controle de embreagem é necessário imobilizar o veiculo em um aclive e engrenar o mesmo na primeira marcha, desta forma o precedimento será manter o veiculo parado com o auxilio do freio de serviço( apertando o pedal do centro) e libere lentamento o pedal da embreagem, em alguns veículos saberá que o mesmo já está sobre o controle( o carro não ira para traz), quando sentir uma vibração no pedal da embreagem, com isso é só soltar o pedal do freio e o carro só movimentara para frente. Quanto mais vibração sentir o veiculo poderá apagar( desligar), por isso não se deve deixar aumentar muito a vibração.
Em determinados tipos de carros verifica se o controle de embreagem pelo conta-giros( RPMs), do veiculo quando liberar aos poucos a embreagem com isso o ponteiro do conta-giros ira mover-se do ponto 1 para próximo ao ponto 2, desta forma é só soltar o pedal do freio e o carro só movimentara para frente.
E por fim, verifica-se o controle de embreagem por outros detalhes, como observar os espelhos retrovisores. Quando os espelhos tremem( vibram), o veiculo já está sobre controle( o carro não ira para traz).
Boas aulas.
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