sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mecânica Básica

Mecânica Básica 

Introdução - Por que é importante para um condutor ter conhecimento básico de mecânica?
- Pelo Código de Trânsito Brasileiro, ele é obrigado a conservar o veículo em perfeitas condições de uso.
- Devido a infrações e penalidades previstas para veículos em mau estado de funcionamento e conservação.
- Pelo fato de, como qualquer máquina, o veículo está sujeito a falhas e panes. É sempre bom saber o que está acontecendo. . Porque veículos bem conservados são mais econômicos, pois
consomem, quebram e depreciam menos.
Itens que Merecem atenção constante
O Código de Trânsito Brasileiro visa principalmente a segurança. Os. itens de manutenção que afetam diretamente a segurança são: Direção, Freios, Suspensão, Pneus, Luzes, Umpador de pára-brisa e Buzina. Estes itens merecem a atenção constante por parte do proprietário ou do condutor
Estas noções básicas referem-se principalmente aos automóveis e motos, movidos a gasolina, álcool ou gás natural, embora muitos conceitos possam ser aplicados a todos os tipos de veículos.
Conhecer bem o veículo é fundamental:
- Lê cuidadosamente o manual doproprietário
- Verificar a localização e a funçãode todos os comandos
- Saber interpretar corretamentetodos os indicadores do painel.
Motor
O motor faz o veículo se movimentar. Motores sofrem contínuo aprimoramento e estão ficando cada vez mais complexos. Os mais modemos só podem ser manipulados por profissionais especializados com instrumentação especial, pois cada vez mais componentes são eletrônicos. Para funcionar bem e durar por muito tempo, é necessário que o motor seja utilizado corretamente e que todos os itens de manutenção sejam verificados e obedecidos.
Recomendações gerais, que servem para qualquer tipo de motor:
- Fazer as revisões e manutenções periódicas recomendadas pelo fabricante.
- Não forçar o motor em rotações muito altas ou muito baixas. 
- Nos primeiros minutos de funcionamento, manter o veículo parado ou trafegar sem forçar, até que o motor alcance a temperatura ideal.
Para melhor compreensão, vamos analisar o motor sob 4 aspectos 
importantes para o condutor ou proprietário:
. Combustível.
. Lubrificante.
. Refrigeração.
. Sistema Elétrico.

Combutível
No Brasil, existem motores a gasolina, álcool, diesel, gás natural veicular e alguns outros que estão surgindo, como o biodiesel e o hidrogênio.Para funcionar bem, o motor precisa de combustível de boa qualidade. Combustível de má qualidade, com água, impurezas ou adulterado, irá prejudicar o bom funcionamento e poderá até danificar o motor.
Recomendações:
- Utilizar o combustível correto. O engano na hora de abastecer pode danificar o motor.
- Abastecer em um posto de confiança, cuidado com combustíveis muito baratos, eles podem estar adulterados.
- Trocar os filtros de combustível e de ar dentro dos períodos recomendados, ou sempre que for necessário.
Sinais de mau funcionamento devido a má alimentação de combustível, que devem ser verificados em assistência especializada:
- Aumento injustificado de consumo.
- Perda de potência do motor.
- O motor apaga, ou funciona de maneira irregular.
- Cheiro forte de combustível.

Na parte inferior do lado esquerdo do tanque de combustível das motocicletas existe uma torneira que controla a passagem do combustível do tanque para o carburador. Esta torneira tem três posições, que devem ser acionadas quando:
- OFF: a moto estiver desligada.
- ON: a moto estiver em funcionamento.
- RES: o nível de combustível do tanque estiver na reserva.
Lubrificante
O lubrificante cria uma película protetora entre as peças móveis do motor, com a principal finalidade de reduzir o atrito e o desgaste. Se faltar óleo ou se ele estiver em más condições, o motor poderá danificar-se rapidamente
Recomendações:
- Fazer as trocas dentro da quilometragem prevista pelo fabricante.
Em condições severas, a troca deve ser antecipada.
- Utilizar os lubrificantes recomendados.
- Observar periodicamente o nível, completando se necessário com óleo da mesma marca e tipo.
- Substituir o filtro a cada duas trocas
Sinais de possíveis problemas com a lubrificação do motor, que exigem assistência técnica.
- Fumaça azulada ou preta pelo escapamento.
- Ruído do motor diferente do normal.
- Vazamentos visíveis no motor, manchas no piso da garagem
Refrigeração
o funcionamento do motor gera calor, que precisa ser dissipado para que não haja superaquecimento. Todos os motores de caminhões são refrigerados a água. Nos automóveis, alguns motores são refrigerados a ar, mas a maioria é refrigerada a água.
Nas motocicletas ocorre o inverso, as de pequeno porte, que são a maioria, são refrigeradas a ar, e algumas de grande porte são refrigeradas a água.
Estas são recomendações principalmente para motores refrigerados a água, pois os motores refrigerados a ar o sistema de refrigeração não exige interferência do proprietário ou condutor.
Recomendações:
- Ficar atento aos indicadores de temperatura.
- Sempre que parar para abastecer, verificar o nível da água. 
- Não abrir a tampa do reservatório com o motor quente, o vapor 
poderá provocar queimaduras graves.
- A água deverá conter o aditivo para radiadores, recomendado pelo fabricante do veículo.

Em caso de superaquecimento, ou se o motor ferver:
- Não continuar rodando sem resolver a causa.
- O melhor é desligar o motor e chamar assistência especializada.
- Se tentar recolocar água, esperar o motor esfriar. Além do perigo de queimaduras, a água fria danifica o motor superaquecido
Sistema Elétrico
O sistema elétrico do veículo, além de ser responsável pelo funcionamento das luzes, pisca, limpador de pára-brisa e outros aparelhos elétricos, também é responsável pelo acionamento do motor de partida, pelo funcionamento do motor e pela reposição da carga da bateria, no caso de automóveis.
Recomendações:
- É na revisão periódica que se verifica os principais itens do sistema elétrico. 
- Cuidado para não esquecer ligados luzes, aparelho de som e outros acessórios.
- Evitar acionar o motor de partida com os faróis acesos.
- Não permitir a instalação de alarmes e acessórios não recomendados pelo fabricante do veículo, eles podem danificar ou bloquear o sistema elétrico.
- Identificar a localização da caixa de fusíveis e aprender a substituir fusíveis danificados. Pode ser muito útil em emergências.
- Verificar se a bateria é do tipo selada. Se não for, é necessário 
- Verificar o nível periodicamente e completar com a solução recomendada, se necessário. o - Substituir imediatamente lâmpadas queimadas.
- limpador de pára-brisa é item de segurança: manter o reservatório de água sempre cheio. Verificar as palhetas e substituir se estiverem ressecadas.
Câmbio e Embreagem
O Sistema de Transmissão tem esse nome porque é ele que transmite o movimento do motor para as rodas. De todos os componentes desse sistema, o condutor somente tem acesso ao Câmbio e a Embreagem.
O condutor utiliza o câmbio para selecionar a marcha compatível com a velocidade ou a força que o veículo está desenvolvendo em um determinado momento.
A parte visível da caixa de câmbio é a alavanca de troca de marchas. O condutor aciona o pedal da embreagem, toda vez que necessitar trocar de marcha.
Ao contrário dos automóveis. nas motocicletas a embreagem é uma alavanca e o câmbio um pedal. Portanto. para trocar de marcha em uma moto o piloto deve acionar a embreagem na manopla esquerda com a mão e o câmbio do lado esquerdo da moto com o pé
Recomendações:
O câmbio é uma caixa de engrenagens que necessita estar
constantemente lubrificado. O nível do óleo do câmbio é verificado
durante as revisões.
Os componentes da embreagem sofrem desgaste natural pelo uso.
Os principais sintomas que servem para alertar que o veículo deve ser mandado para a assistência especializada são:
O pedal trepida na hora de arrancar.
O ponto de acionamento do pedal está muito baixo ou muito alto. 
Fica difícil trocar de marchas sem "arranhar".
É necessário fazer mais força para acionar a embreagem, que ficou "mais pesada".
Direção
É a direção e seus componentes que permitem ao condutor dirigir, alterando a sua trajetória. A parte visível da direção nos automóveis é o volante.
Os movimentos que o condutor faz no volante são transmitidos às rodas dianteiras. A direção é um importante item de segurança.
Recomendações:
- Fazer alinhamento, geometria e balanceamento nos automóveis, sempre que necessário.
- Trafegar com os pneus sempre bem calibrados.
- Não dirigir com o pé apoiado na embreagem

Principais indicadores de que a direção está necessitando ser resvisada:
- O volante "puxa para" um dos lados, ou fica dificil manter o veiculo andando em linha reta.
- Os pneus dianteiros apresentam desgaste irregular.
- O volante trepida ou apresenta folga excessiva.
- Ao ser acionada completamente e voltar, a direção emite ruídos estranhos
Suspensão
As molas, amortecedores e outros componentes da suspensão proporcionam conforto e segurança, ao absorver impactos e compensar as irregularidades, ondulações e buracos da pista.
Recomendações:
- Os itens da suspensão são verificados durante as revisões.
- O condutor deve dirigir de maneira compatível com a qualidade da pista.
- Não exceder os limites de lotação e carga do veículo.
- Refazer a geometria ou alinhamento da suspensão sempre que bater em um buraco ou meio-fio.
Principais sinais indicadores que a suspensão necessita ser revisada.
- Ruídos estranhos.
- O veículo mudou de "comportamento", principalmente nas curvas.
- O veículo que balança muito.
- Pneus com desgaste irregular.
Freios
Os freios do veículo são um sistema complexo, que serve para reduzir a velocidade do veículo ou fazê-Io parar completamente, através do acionamento do pedal do freio.
Ao acionar o freio, aumenta-se a pressão sobre um óleo especial chamado fluido de freios, que transmite esta pressão até as lonas ou pastilhas, freando as rodas por atrito
Freios são itens de segurança, portanto, é dever do condutor ou proprietário:
- Fazer revisões periódicas
- Identificar o reservatório do fluido de freios, mantendo-o no nível.

Lonas e tambores; pastilhas e discos são elementos de desgastes natural, cuja substituição é periódica.
Pneus
Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo.
Como todos os demais itens de segurança, os pneus devem ser constantemente verificados pelo proprietário ou condutor do veículo. Alguns pneus ainda são equipados com câmara de ar. Pneus sem câmara são mais seguros. Principais cuidados com pneus:
- Calibrar os pneus regularmente, principalmente antes de viagens,
obedecendo recomendações do fabricante.
- Pressões incorretas, principalmente abaixo do normal, causam desgaste prematuro e desestabilizam o veículo.
- É necessário fazer o balanceamento, sempre que trocar os pneus ou notar vibrações no veículo e oscilações no volante.

- Os pneus da traçãogastam mais depressa. Para igualar o desgate do conjunto, deve-se faer o rodízio.
- O estepe (pneu socorro) deve sempre estar em perfeitas condições.
Pneus "carecas", com menos de 1,6 mm de profundidade dos sulcos, constituem um fator de perigo muito grande, porque:
- Aumentam muito o risco de AQUAPLANAGEM.
- A segurança em curvas e frenagens fica seriamente comprometida.
- Um pneu careca pode estourar a qualquer momento.
Pneu careca é uma economia que não compensa. Pneus em bom estado permitem evitar acidentes graves e poupar vidas.
Painel de Intrumentos
O painel de instrumentos é projetado de modo a informar ao
condutor, as principais condições de uso e funcionamento.
O tipo, a quantidade e a qualidade dos instrumentos do painel variam muito de um veículo para o outro. A descrição completa do painel consta do manual do veículo, que deve ser estudado cuidadosamente. Em geral, podemos dizer que quanto mais simples o veículo, mais simples é o painel, e quanto mais sofisticado o veículo, mais completo será o painel.
Os instrumentos que encontramos em quase todos os painéis são:
- Velocimetro: Indica a velocidade que o veículo está desenvolvendo.
- Odômetro total: Indica quantos quilômetros o veículo percorreu desde a fabricação..
- Odômetro parcial: Indica quantos quilômetros o veículo percorreu desde a última vez que foi zerado
- Manõmetro: Indica a pressão do óleo lubrificante do motor.
- Termômetro: Indica a temperatura da água de arrefecimento do motor.
- Voltímetro / Amperímetro: Indica a tensão de corrente do sistema eletríco
Os painéis podem ser:
- Eletro-mecânicos - instrumentos com luzes indicativas e mostradores com ponteiros.
- Eletrônicos - mostradores digitais, com gráficos e números em tela de cristal líquido.
Exemplos de alguns ícones mais utilizados e seus significados:






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